O CANTAR DA PEDRA JÁ INAUGUROU EM ANSIÃO

O CANTAR DA PEDRA JÁ INAUGUROU EM ANSIÃO

Decorreu no dia 12 de Novembro a inauguração da exposição O Cantar da Pedra, um projeto inserido no Territórios de Pedra da autoria da Binaural Nodar.

A exposição O cantar da Pedra é resultado do trabalho de campo realizado por etnógrafos, artistas visuais e sonoros que participaram em residências artísticas nos últimos meses nestes concelhos. Durante as residências artísticas do projeto, a equipa de criadores da Binaural Nodar: Luís Costa, Mónica Garcia, João Farelo, Nely Ferreira e Liliana Silva incluiu no seu trabalho, ouviu e registou múltiplas vozes sobre a pedra: canteiros, pedreiros, calceteiros, transportadores de brita, construtores de muros em pedra seca, de escultores, de colecionadores de pedras, moleiros, pastores, de geógrafos, de geólogos, e de muitas outras atividades ligadas ao mundo da pedra.

Segundo os responsáveis da Binaural Nodar também foram incluídos outros “cantares”, como paisagens sonoras, por exemplo dos próprios trabalhos na pedra e um conjunto de interações sonoras levadas a cabo pela equipa do projeto e que consistiram em manipulações de contextos geológicos (rochas, buracos, pedras), de forma a que pudessem ser escutados alguns sons “adormecidos” ou “em potência” na própria paisagem. E ainda incorpora aspetos táteis, visuais, sonoros, de pensamento etc, que permitem uma abordagem poética. Desta criação faz ainda parte um arquivo digital, que ficará disponível na página www.territoriosdepedra.pt e em www.cantardapedra.org, para memória futura.

Comunicação

Author url : go to url

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *