Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal integram população na execução de obras de valorização do património em cantaria e calcetaria
Fernando Freire é coordenador artístico das intervenções de arte comunitária.
No âmbito do projeto Territórios de Pedra, lançado este ano pelos municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, estão a ser desenvolvidas três intervenções de arte comunitária e participativa, que promovem a Valorização da Cantaria e Calcetaria, nos três municípios. Estas Intervenções contam com a coordenação de Fernando Freire, reconhecido professor de escultura com origens neste território, e foram levadas a cabo em conjunto com a população através de três associações locais escolhidas por cada um dos municípios. As respetivas apresentações decorreram nos dias 10 de junho em Ansião, 20 de junho em Pombal e 27 de junho em Figueiró dos Vinhos.
Esta ação, de Valorização da Cantaria e Calcetaria nos Territórios de Pedra, levou a cabo 3 trabalhos diferenciados que tiveram o objetivo de valorizar o património local pela perspetiva e trabalho da população, que está a colaborar através das associações. Os trabalhos apresentados contam a história local e que se adequem ao espaço escolhido para a intervenção. As intervenções têm o objetivo de aproximar as populações do processo criativo valorizando a memória e os materiais do local. Para a execução dos trabalhos recorreu-se ao saber fazer secular dos artistas locais, quer na área da cantaria, quer na área da calcetaria. Artes que, no século passado, tiveram um importante papel no desenvolvimento socioeconómico dos Territórios de Pedra.
Em Ansião, na Praça Luís de Camões nasceu uma intervenção comunitária que segundo o coordenador artístico, também ele antigo canteiro natural desta localidade, “Uma Viagem ao conhecimento” – Trata-se do enquadramento do património e da arte de trabalhar pedra adequado ao contexto da localização da peça, próxima da Escola, fonte do conhecimento e do saber. Este trabalho foi executado pela Associação de Moradores e Amigos do Lugar dos Netos e no dia da sua apresentação o público pode estar presente durante a montagem final.
Em Abiul, município de Pombal, o tema da intervenção comunitária é o Bodo, uma tradição da região que fica materializada num trabalho que conjuga Cantaria e Calcetaria, intitulado “Memorial ao Bodo”. A massa que deu vida ao bolo gigante, foi amassada pelas pessoas da terra, como se tratasse de um verdadeiro bolo. Neste trabalho foi aplicada a calçada com elementos figurativos associados à produção artesanal do Bodo, como a pá e tradicional rodo e depois uma recriação da figura do bolo, que será em breve terminada. A associação que levou a cabo a ideia foi a Tertúlia Berço da Tauromaquia Abiul.
Em Figueiró dos Vinhos, no lugar e freguesia de Aguda nasce agora uma instalação comunitária – “Memórias de outros tempos” inspirada na água, elemento fundamental para a vida do território e um elo dinâmico de ligação do passado e do presente. Tecnicamente esta intervenção é constituída por várias elementos que interagem entre si: calçada, cantaria, pedra solta de duas cores, dividindo simetricamente o círculo da rotunda e simboliza o duplo sentido atribuído à intervenção e o engenho de tirar água, numa recriação de outros tempos. Trata-se de um trabalho desenvolvido pelo Rancho Folclórico Flores de Alegria